quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Prefeitura de Guamaré incentiva a agricultura familiar com lei de compras municipal com influência do Pecafes


Em 2020 os agricultores familiares do município de Guamaré também poderão participar do Programa Municipal de Compras Governamentais que teve como influência o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes) do Governo do Estado, executado pela Secretaria de Estado Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf). Assegurando que 30% dos custos com aquisição de gêneros alimentícios do município deverão ser produtos oriundos da agricultura familiar.
O Programa Municipal de Compras Governamentais da Agricultura Familiares e Econômica Solidária (Promcapes) da Prefeitura de Guamaré foi criado por meio da Lei municipal nº 753/2019 e sancionada em 26 de dezembro de 2019.
Com o objetivo incentivar e fortalecer a Agricultura Familiar, promover inclusão econômica e social, o programa fomenta a produção sustentável, o beneficiamento de alimentos e à geração de renda aos agricultores.
Para o secretário da Sedraf, Alexandre Lima, “Com essa iniciativa a Prefeitura de Guamaré está incluído os agricultores no mercado local, mas um nicho de renda para os pequenos produtores. O Pecafes assegura o desenvolvimento rural sustentável, a promoção da segurança e soberania alimentar e nutricional e o incremento à geração de trabalho e renda. Esperamos que outros municípios também possam criar seus programas e incentivar a agricultura local”, enfatizou o titular da Sedraf.
De acordo com o prefeito de Guamaré, Francisco Adriano, “Em breve lançaremos os editais para o fornecimento este ano. Serão investidos mais de R$ 500 mil Reais na aquisição de alimentos aos agricultores familiares. Estimamos que mais de 500 agricultores participem do programa fornecendo produtos da agricultura familiar para o município”, informou o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário