quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Verão pede cuidados especiais com os olhos


As temperaturas elevadas fazem do verão uma estação aguardada para os que gostam de pegar sol, uma piscina ou até mesmo um banho de mar. Todavia, é preciso ter cuidados especiais com a pele e os olhos, órgãos que estão mais expostos ao sol e, em consequência aos raios ultravioletas (UV), que são nocivos ao organismo, por isso o protetor solar e os óculos de sol formam uma importante dupla de combate aos raios UV.
Nos olhos, a exposição excessiva ao sol pode acarretar alguns problemas, como a síndrome do olho seco, conjuntivite, fotoceratite, a catarata e até mesmo a cegueira. Dentre os sintomas, estão: vermelhidão, dor, coceira, sensação de areia nos olhos, sensibilidade à luz e visão embaçada.
De acordo com o oftalmologista da Oftalmed Hospital de Olhos Santa Cruz (RN), Anderson Martins, a única forma para proteger os olhos da ação danosa dos raios UV é usar óculos com filtro solar que recebem resinas para absorver esses raios. “O verão é o momento para redobrar os cuidados com os olhos com o intuito de evitar alguns maus, inclusive, a queimadura da córnea e a cegueira, nos casos de exposição ao sol por anos prolongada. Enquanto estiver exposto ao sol, utilize os óculos de sol”, enfatizou o especialista.
Outros cuidados com os olhos são importantes neste período, como lavar os olhos com água filtrada após banhos nos mares ou piscinas, lavar as mãos para evitar que resíduos de protetor solar cheguem aos olhos e para os usuários de lentes de contato, é imprescindível retirá-las antes dos banhos. Em casos do aparecimento de alguns dos sintomas listados acima, procure um oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário